quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A NUVEM E O CUBO DE GELO

Como estamos a estudar os estados físicos da água e o seu ciclo, fiz uma proposta aos meus alunos : escreverem um texto criativo, com frases bem estruturadas, no qual colocassem à conversa uma nuvem e um cubo de gelo. Essa conversa deveria abordar fenómenos tais como: evaporação, condensação, solidificação, precipitação...
Apareceram textos muito engraçados!

A FLOR MURCHA

Num dia de muito frio um cubo de gelo encontrou uma flor seca e murcha no jardim.O cubo de gelo,muito simpático e preocupado,perguntou à flor:
-Precisas de alguma coisa?
-Sim, preciso de água-respondeu a flor.
-Está bem não te preocupes,vou já falar com a minha amiga nuvem!
E lá foi o cubo de gelo à procura da nuvem.
Ao fim de algum tempo, finalmente, o cubo de gelo encontrou a sua amiga nuvem, e perguntou-lhe:
-Vai chover?É que eu tenho uma amiga...é uma flor, e precisa de água.
A nuvem disse:
-Então temos que a ajudar! Só que eu também preciso de água para "regar" a flor.
O gelo disse:
-O sol vai aparecer e a temperatura vai subir, irá originar-se o fenómeno da evaporação seguido da condensação, e assim tu podes utilizar-me para "regar" a flor.
O sol apareceu, o cubo de gelo condensou-se e a nuvem foi "regar" a flor. Esta abriu as pétalas e ficou feliz e saudável.
É muito importante o ciclo da água para que todos os seres vivos possam sobreviver como esta flor.
Texto de Carolina Simões
As aventuras de um cubo de gelo
Era uma vez dois grandes amigos que adoravam uma vida cheia de aventuras. É claro que nos estamos a referir à nuvem e ao seu amigo cubo de gelo.
-Uh! uh! uh! Uhau! Que fixe!-diz o cubo estafado.
-Que susto, cubo de gelo!Apareces sempre de surpresa.
-Pois é querida amiga, vim todo o caminho a rebolar e quase tropeçava num avião.
-Que cubo tão desastrado.Há muito tempo que não aparecias para fazer uma visita!-diz a nuvem ainda surpreendida.
-Tens razão « Rainha da Chuva»! Como estão as tuas irmãs?-pergunta o cubo com um ar divertido.
-Esta tudo bem. O problema é que anda tudo muito cansado .O chefe (S.PEDRO) ordenou que este Inverno chovessemos, pelo menos quatro dias por semana.Tem sido uma canseira! Até estou mais magra de tanto que já chovi .
-Pobres nuvens! A minha vida também não tem sido fácil , mas pelo menos é divertida .No outro dia estava eu a dormir a sesta no congelador , quando a D.Joaquina decidiu atirar-me para o rio! nem vale a pena dizer o que aconteceu. A seguir evaporei-me. E pronto à medida que fui subindo, arrefeci tanto que me condensei.E com o frio que aqui faz estou mesmo a ver que me transformo em boneco de neve!
Joana e Alexandra


Ilustração de Helena

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que estes textos estão
giros








HeLena

Anónimo disse...

eu acho que o desenho está muito giro e o texto também
Sandra

Anónimo disse...

Gosto dos textos!
Tem imginacao e fantasia!


Raquel :D

Anónimo disse...

Gosto destes textos têm muita imaginação e o desenho também está engraçado.


Teresa CB